Na noite desta quarta-feira (09), o Botafogo foi ao Estádio Defensores del Chaco em Assunção, Paraguai, onde enfrentou o Guarani. A partida era válida pelo segundo jogo das oitavas de final da Copa Commebol Sul-Americana. Após vencer o primeiro duelo no Nilton Santos, o Glorioso chegou para o jogo com a possibilidade de apenas empatar para avançar na competição e assim aconteceu.
Em uma sequência que agora dura 14 jogos invicto, o Botafogo chegou para a partida em alta. Após vencer o primeiro jogo por 2×1, a equipe do técnico Bruno Lage foi a campo com a vantagem do empate e poupou quase todo o time titular.
Em campo o Botafogo pareceu sentir muito a falta do artilheiro da equipe. Tiquinho Soares sofreu uma lesão no último jogo contra o Cruzeiro no Brasileirão e será desfalque no time da Estrela Solitária por pelo menos cinco semanas.
Desse modo o jogo contra o Guarani acabou sendo um pouco mais moroso e de poucas oportunidades. Se não era tão criativo a ponto de abrir o placar, o Botafogo dominou a posse da bola no jogo e trocava passes com maestria.
Assim o time soube esfriar o jogo mantendo a bola no pé, ganhando tempo sem perder a posse. Além disso, quando enfrentou dificuldades e viu o Guarani criar chances de abrir o placar e tirar a vantagem no agregado, Gatito Fernández apareceu para garanti o resultado para o time da Estrela Solitária. Final Guarani 0x0 Botafogo!
Quartas de final da Sul-Americana
Com o resultado o Botafogo avança as quartas de final da Sul-Americana e agora enfrentará o Defensa y Justicia. O clube argentino levou a melhor sobre o Emelec, do Equador. Junto a classificação, ambas as equipes também garantem a premiação de 600 mil dólares (R$ 2,8 milhões na cotação atual).
Próximo jogo do Botafogo
O Botafogo agora retorna a campo contra o Internacional no Estádio Nilton Santos. A partida acontece neste sábado (12), às 21h00 (horário de Brasília) e é válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023.